Biblioteca

21/01/2019

Medicina transfusional felina: Revisão de literatura

A medicina transfusional na espécie felina está em constante desenvolvimento acompanhando o aumento cada vez maior de gatos que necessitam de transfusão de sangue total ou seus hemocomponentes. Desta forma, a hemoterapia nesta espécie vem evoluindo ao longo dos anos com a implantação de bancos de sangue com técnicas bem elaboradas que envolvem a seleção rigorosa dos doadores até a obtenção dos hemocomponentes. Os felinos possuem três tipos sanguíneos principais: A, B e AB. O tipo A é o mais comum seguido pelo B. A incidência de cada tipo varia de acordo com a raça e localização geográfica. Os gatos possuem aloanticorpos sendo assim há necessidade de realização de tipagem e teste de compatibilidade desde a primeira transfusão. A indicação para a transfusão de hemácias envolve valores baixos de hematócrito (< 15%) ou hemoglobina (< 7 g/dL) associados às manifestações clínicas de descompensação hemodinâmica da anemia como taquicardia, taquipneia, pulso fraco e letargia. Os componentes sanguíneos disponíveis para a utilização são o sangue total fresco, sangue total estocado, concentrado de hemácias, plasma fresco congelado e plasma congelado. As reações transfusionais são classificadas em imunológicas e não imunológicas que são prevenidas através da realização da tipagem sanguínea, teste de compatibilidade, coleta e conservação adequada das bolsas e triagem dos doadores para as principais doenças infecciosas colaborando para um procedimento cada vez mais seguro.

21/01/2019

Esporotricose felina: Relato de casos

A esporotricose é uma doença subaguda ou crônica causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que acomete vários animais domésticos e o homem. A doença é considerada uma zoonose e os índices de transmissão de felinos infectados para o homem vêm crescendo nestes últimos anos, ocorrendo vários casos de abandono destes animais doentes pelos proprietários, contribuindo ainda mais para disseminação da esporotricose, o que preocupa as autoridades da área da saúde. O objetivo deste trabalho foi descrever a esporotricose em revisão de literatura e relato de três casos, mostrar que os gatos infectados pelo fungo na maioria das vezes respondem a terapia eficiente.

21/01/2019

Perfil do consumidor de leite e derivados e percepção quanto aos serviços de inspeção na qualidade desses produtos em João Pessoa-PB

Com o objetivo de caracterizar o perfil dos consumidores de leite e seus derivados, avaliando o conhecimento destes em relação à qualidade dos produtos e o papel dos Serviços de Inspeção, foram realizadas 121 entrevistas no município de João Pessoa, chegando-se aos seguintes resultados: Todos os entrevistados eram consumidores de leite e/ou seus derivados, onde 69% eram do sexo feminino e 31% do sexo masculino. Grande parte dos entrevistados estava na faixa etária entre 20 e 40 anos. Possuíam o ensino médio completo 44% dos entrevistados e 23% apenas o ensino fundamental. Quase que a totalidade das pessoas informou que consome produtos lácteos diariamente, poucos consomem esporadicamente ou três vezes na semana e existe uma preferência para compra destes produtos em mercadinhos de bairro e super mercados. Algumas pessoas compravam os produtos em vendedores ambulantes, consumindo o leite cru e expondo-se ao risco de adquirir alguma doença. Constatou-se também que 64% da população entrevistada observam apenas a data de validade do produto como garantia de sua qualidade e que o carimbo de inspeção é pouco conhecido. Raros consumidores têm conhecimento sobre as doenças que podem ser transmitidas pelo leite. Assim, nota-se que é necessária a divulgação da importância dos serviços de inspeção na qualidade dos produtos de origem animal, através de programas consistentes de educação sanitária.

21/01/2019

Avaliação do conhecimento de professores de escolas de ensino infantil de Buíque-PE, acerca de higiene alimentar

Considerando o importante papel do educador na formação cidadã dos estudantes em todos os níveis, esta pesquisa desponta na busca de novos caminhos que melhor reflitam sobre a educação em saúde nos ensinos de base, objetivando conhecer o nível de informação demonstrado pelos professores do ensino infantil sobre conceitos ligados à qualidade em alimentos, higiene alimentar e seus fatores determinantes. Foram visitadas 17 (dezessete) escolas da rede municipal de ensino de Buíque-PE, sendo 07 (sete) localizadas na zona urbana e 10 (dez) localizadas na zona rural. Nestas escolas foram aplicados 31 (trinta e um) questionários junto aos professores do ensino fundamental, dos quais 14 (catorze) lecionam nas escolas da zona urbana e 17 (dezessete) nas escolas situadas na zona rural. Na análise dos questionários podemos constatar que há uma carência de informação por parte das educadoras sobre o tema abordado. Sendo assim, os resultados apontam para a necessidade do desenvolvimento de um programa de capacitação continuada, visando ampliar o conhecimento dos professores de educação infantil acerca do tema segurança alimentar.

21/01/2019

Lúpus eritematoso na espécie canina: Revisão de literatura

Este trabalho descreve, através de revisão de literatura, o lúpus eritematoso, que é uma doença imunomediada que pode apresentar-se de duas maneiras: uma forma localizada com apenas sinais cutâneos (lúpus eritematoso discóide - LED) e uma apresentação multissistêmica, com vários órgãos e tecidos afetados (lúpus eritematoso sistêmico - LES). Em ambas as formas, as lesões cutâneas com vesículas, úlceras e crostas são comuns e atingem principalmente a face e junções mucocutâneas. No LES, além das lesões dermatológicas, vários sistemas poderão ser afetados, como o hematopoiético, esquelético, renal, respiratório e neurológico. O diagnóstico do lúpus baseia-se no conjunto de informações obtidas por meio da anamnese, exame físico e exames complementares. Contudo, o diagnóstico definitivo é estabelecido apenas após o descarte de todos os diagnósticos diferenciais. O tratamento inclui terapia imunossupressora tópica e sistêmica afim de evitar-se a progressão da doença; porém não há cura, sendo que a terapia de manutenção deverá ser feita por toda a vida do animal. O prognóstico para o LED parece ser melhor por não haver envolvimento sistêmico, enquanto que nos casos de LES o prognóstico é incerto e dependerá de quais sistemas orgânicos estão afetados e da resposta individual ao tratamento.

21/01/2019

Generalidades da histamina e a importância da cadeia do frio na sua produção no pescado

O pescado é uma espécie bastante perecível, devido a isto, é de estrema importância à avaliação da qualidade e frescor do pescado e da manutenção da cadeia do frio. A avaliação da quantidade de aminas biogênica presente no pescado é de muito importante devido a sua toxidade, dentre estas aminas que causam intoxicações destaca-se a intoxicação por histamina. Esta intoxicação ocorre quando o pescado não teve um acompanhamento adequado em relação ao tempo em que passou exposto a uma temperatura inadequada, o que proporciona a formação da histamina livre na musculatura do mesmo. Esta histamina livre é produzida por algumas bactérias que estão presentes na própria flora bacteriana do animal, e que, se não controladas com a temperatura adequada, se multiplicam e promove a formação desta amina. São inúmeros os prejuízos causados após a formação desta amina, pois uma vez formada, não mais se elimina do pescado, que causa, além danos à saúde do consumidor, grande prejuízo a economia pesqueira mundial.musculatura do mesmo. Esta histamina livre é produzida por algumas bactérias que estão presentes na própria flora bacteriana do animal, e que, se não controladas com a temperatura adequada, se multiplicam e promove a formação desta amina. São inúmeros os prejuízos caudados após a formação desta amina, pois uma vez formada, não mais se elimina do pescado que causa, além danos à saúde do consumidor, grande prejuízo a economia pesqueira mundial.

21/01/2019

Lesão de reabsorção dentária felina (LRDF)

A lesão de reabsorção dentária felina é uma doença que possui alta prevalência acometendo os dentes permanentes dos gatos. É caracterizada por um defeito de esmalte, dentina e cemento, em geral, na porção cervical, podendo estar coberta por placa bacteriana, cálculo, gengivite ou hiperplasia de gengiva. Os dentes mais susceptíveis são os pré-molares e os molares e alguns autores sugerem a predisposição das raças siamesa e persa. Existem várias suspeitas quanto ao agente etiológico, mas a causa exata ainda não foi determinada. O diagnóstico é efetuado pela anamnese, sinais clínicos e exame radiográfico e o tratamento pode ser, dependendo do grau da lesão, conservador ou procede-se à exodontia.

21/01/2019

Filariose intra abdominal em cão no município de Cabo Frio-RJ: Relato de caso

A dirofilariose é uma zoonose pouco conhecida causada por Dirofilaria spp., nematódeo mais conhecido como verme do coração dos cães (Dirofilaria immitis), parasita do sistema circulatório desses animais, mas que também pode acometer gatos e o ser humano. Sua ocorrência está intimamente ligada à presença de mosquitos vetores (Aedes spp., Anopheles spp., Culex spp.), condições climáticas favoráveis, assim como trânsito entre regiões indenes e endêmicas/epidêmicas. O ser humano pode se infectar com D. immitis (pulmão), Dirofilaria repens (pulmão, subcutâneo) e Dirofilaria tenuis (subcutâneo). Este trabalho descreve um caso clínico de um cão sem raça definida, com mais de 10 anos de idade, que foi atendido em uma clínica veterinária no município de Cabo Frio- RJ. O canino deu entrada na clínica apresentando caquexia, ascite, sopro cardíaco acentuado, pulso cheio, mucosas hipocoradas indo a óbito antes da realização de outros exames. Durante a abdominocentese observou-se um parasito filiforme dentro do equipo que estava sendo usado para a punção juntamente com uma agulha 40X12.

16/01/2019

Cinomose: Revisão de literatura

A cinomose é uma enfermidade viral infecto-contagiosa multissistêmica, causada por um vírus RNA de fita simples do gênero Morbilivirus, da família Paramyxoviridae. É uma doença de importância mundial, por acometer além de animais domésticos, os animais silvestres e tem a alta taxa de letalidade, ficando apenas atrás da Raiva. Pode ser diagnosticada por diferentes exames sendo o mais frequente a pesquisa do corpúsculo de inclusão de Lentz. O tratamento é apenas de suporte não existindo ainda um antiviral para combater o vírus da cinomose. A melhor abordagem quanto à prevenção da cinomose é através de vacinas específicas. Esta revisão pretende abordar aspectos relacionados a cinomose, em clínica, diagnóstico, tratamento, controle e prevenção.

16/01/2019

Controle do binômio tempo/temperatura em atuns: Um estudo de caso em indústria da região metropolitana do Recife-PE

O consumo de pescado cru tem crescido nos últimos anos, consequentemente o seu valor comercial e os riscos de contaminação por agentes físicos, químicos e microbiológicos também. Tratando-se do atum, a contaminação química pela histamina é uma das mais relevantes. Medidas como o controle do binômio tempo/temperatura evitam a formação desta amina, que em altas concentrações pode ocasionar sintomas leves ou até levar a morte do consumidor. Com o controle do binômio e de outras medidas higiênico-sanitárias o produto pode ser oferecido ao consumidor final sob excelentes condições.

1 2 3 10

Depoimentos

Sou aluna de graduação e o curso me ajudou muito porque é um tema difícil e pouco abordado na faculdade.

Sobre o curso de Quimioterapia de A a Z

Excelente curso de aprimoramento. Didático, explicativo, direto ao ponto. Profissional altamente qualificado e preparado no assunto

Sobre o curso de Anestesiologia Veterinária

Curso muito bom, mostra uma boa abordagem a pacientes emergenciais.

Sobre o curso de Emergências em Traumatologia e Toxicologia em Cães e Gatos

Newsletter