Filariose intra abdominal em cão no município de Cabo Frio-RJ: Relato de caso

21/01/2019 Lorena Badaró Pitzer

A dirofilariose é uma zoonose pouco conhecida causada por Dirofilaria spp., nematódeo mais conhecido como verme do coração dos cães (Dirofilaria immitis), parasita do sistema circulatório desses animais, mas que também pode acometer gatos e o ser humano. Sua ocorrência está intimamente ligada à presença de mosquitos vetores (Aedes spp., Anopheles spp., Culex spp.), condições climáticas favoráveis, assim como trânsito entre regiões indenes e endêmicas/epidêmicas. O ser humano pode se infectar com D. immitis (pulmão), Dirofilaria repens (pulmão, subcutâneo) e Dirofilaria tenuis (subcutâneo). Este trabalho descreve um caso clínico de um cão sem raça definida, com mais de 10 anos de idade, que foi atendido em uma clínica veterinária no município de Cabo Frio- RJ. O canino deu entrada na clínica apresentando caquexia, ascite, sopro cardíaco acentuado, pulso cheio, mucosas hipocoradas indo a óbito antes da realização de outros exames. Durante a abdominocentese observou-se um parasito filiforme dentro do equipo que estava sendo usado para a punção juntamente com uma agulha 40X12.

Achei o curso excelente!!!

Sobre o curso de Cat Friendly Practice

Curso de excelente qualidade. É possível o aprendizado pela qualidade do material e desempenho do professor.

Sobre o curso de Eletrocardiografia Veterinária

Excelente curso, com didática espetacular e professor muito competente!

Sobre o curso de Interpretação de Exames Laboratoriais na Clínica de Cães e Gatos