O porquê da reforma ortográfica.
O processo que levou às mudanças que nosso sistema de escrita sofreu recentemente teve início em 1990, quando os países lusófonos – Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Timor Leste e São Tomé e Príncipe – assinaram o Acordo Ortográfico em Lisboa. Porém, somente a partir de 2009 é que o acordo passou a valer no Brasil.
Com ele, todos os países lusófonos passaram a ter um único sistema de escrita, o que traz benefícios a todos os falantes. Por exemplo, um brasileiro pode ler um livro publicado em Moçambique ou em Portugal sem estranhar a grafia; um estudante estrangeiro que queira aprender português pela Internet não precisará mais escolher entre o português lusitano e o brasileiro; pode-se consultar um dicionário de língua portuguesa publicado em qualquer país lusófono, e assim por diante.
Para que o acordo se efetivasse, todos os países tiveram de fazer concessões e aceitar algumas mudanças. Para os brasileiros, o acordo não provocou grande impacto. Estima-se que apenas 0,5% das palavras do português brasileiro sofreu mudanças.
William R, Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Analise as afirmativas abaixo feitas sobre o texto.
1. O Acordo Ortográfico uniformizou o sistema de escrita dos países lusófonos.
2. Todos os países lusófonos tiveram muitas alterações no seu sistema de escrita.
3. É preciso entender as regras antigas para poder assimilar o novo Acordo Ortográfico.
4. A palavra “lusófono” é acentuada por se tratar de uma proparoxítona. Essa regra não sofreu alterações em nosso idioma.
5. Na primeira linha do texto, se a palavra sublinhada estivesse no singular, a crase permaneceria, pois continuaria a existir a fusão de preposição e artigo antes de palavra feminina.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.