Levantamento de parasitos gastrintestinais em cães na cidade de Joinville-SC

Monografia apresentada na Pós-Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais

Este levantamento demonstra as principais formas parasitárias (ovos, larvas, cistos e oocistos) encontradas nas fezes de cães localizados no Centro de Bem estar Animal, em Joinville-SC, visando direcionar o tratamento e a prevenção das doenças parasitárias. Foram coletadas 72 amostras de fezes de cães com idade variada, 68,42% sem raça definida, machos e fêmeas. As amostras foram armazenadas em potes plásticos previamente identificados e transportados em recipiente refrigerado para análises no laboratório de parasitologia da PUC-PR, localizado na cidade de São José dos Pinhais, Paraná. O material foi processado por dois métodos, Hoffmann e Faust. Dos animais examinados 83,33% foram considerados positivos, sendo 55,55% por ovos de Ancylostoma sp., seguidos por 23,33% com ovos de  Toxocara canis, 12,22% com ovos de Trichuris vulpis, 4,44% com cistos de Giardia sp., 1,11% com oocistos de Isospora sp., 1,11% com oocistos de coccídeos não identificados e 2,22% com adultos de Demodex canis. Sexo, raça e idade não interferiram na infecção. Foi concluído que Ancylostoma sp. é a forma parasitária mais comum encontrada nos cães deste estudo, e a importância de se realizar mais de um método de diagnóstico para identificar a presença de parasitos gastrintestinais.