Biblioteca

Hipercalcemia Idiopática em gatos: relato de caso

28/06/2016 Fabiana Cecília Cassiano

A hipercalcemia idiopática é uma doença cada vez mais diagnosticada como causa de aumento dos níveis calcêmicos da espécie felina, sendo atualmente considerada a principal causa de hipercalcemia em gatos. Cálcio total e ionizado devem ser mensurados no soro de gatos com manifestações inespecíficas (exemplo: vômito crônico) e/ou histórico de urolitíase ou mineralizações em órgãos. É importante que a mensuração seja realizada em animais com jejum alimentar de 12 horas, para não interferir nos níveis de cálcio. Caso seja detectada hipercalcemia, é recomendada realização de dosagem de PTH, PTHrp e Vitamina D, além de ultrassonografia abominal e radiografia torácica, para pesquisa de diferenciais, uma vez que a hipercalcemia idiopática é um diagnóstico de exclusão. O tratamento pode ter diversas vertentes, mas a literatura atualmente indica o uso de bisfosfonados, como o alendronato de sódio, como o tratamento de escolha. O seguinte trabalho descreve um caso de um gato de meia idade atendido com manifestações inespecíficas e histórico de urolitíase. Exames iniciais revelaram hipercalcemia total e ionizada. A pesquisa de diferenciais de hipercalcemia levou ao diagnóstico presuntivo de hipercalcemia idiopática. O animal recebeu tratamento com alendronato de sódio na dose inicial de 10 mg uma vez por semana. Posteriormente, a dose foi aumentada, pois apesar do decréscimo importante do valor de cálcio total e ionizado, ainda não se havia atingido o valor de referência para a espécie. Após o aumento de dose para 15 mg uma vez por semana, o animal apresentou efeitos colaterais de vômitos após ingestão do medicamento, levando interrupção do mesmo pela proprietária. Foi instituído então tratamento apenas com uso de dieta específica. Após a instituição da dieta, perdeu-se o acompanhamento do animal.

Fazer Download

Depoimentos

UN CURSO MUY INTERESANTE Y BASTANTE IMPORTANTE PARA QUIEN QUIERE ESPECIALIZAR EN FELINOS. MUY ESCLARECIDOS, CONTENIDO, TIENE QUE DOMINAR EL ESPAÑOL

Sobre o curso de Medicina Felina

O curso de Nutrição Clínica de Cães e Gatos é essencial para a saúde e longevidade animal. Traz, de uma forma muito didática, assuntos altamente relevantes e atuais na clínica de pequenos animais e abre horizontes para todo profissional que deseja sair da zona de conforto, do senso comum e se destacar em sua área profissional. Parabéns a Equalis e ao Prof. Márcio, um dos maiores nomes na área de nutrição animal.

Sobre o curso de Nutrição Clínica

Newsletter