Biblioteca

Alterações Hematológicas Decorrentes da Infecção pelo Vírus da Leucemia Felina (FeLV)

14/10/2016 Shirlane Alcolumbre da Cunha

O vírus da leucemia felina (FeLV) foi descoberto há mais de 50 anos e desde então é considerado um patógeno importante para os gatos. O FeLV é um retrovírus altamente contagioso, transmitido pela saliva de gatos portadores, e é responsável por uma gama de síndromes clínicas. Anemia, linfoma e imunossupressão são as alterações mais comumente atribuídas ao FeLV, porém várias outras alterações hematológicas podem ser observadas, as quais ocorrem por diversos mecanismo e portanto sua compreensão é importante para o melhor desfecho clínico dos pacientes. Desta forma, esta breve revisão de literatura sobre o vírus da leucemia felina objetivou abordar a patogenia e tratamento das alterações hematológicas observadas em gatos infectados com este vírus. Basicamente, a infecção por FeLV produz citopenias por diversos mecanimos. Dentre as citopenias, a anemia é a mais comum e ocorre por efeito direto do vírus sobre os precursores das hemácias, por hemólise imunomediada, por supressão da medula óssea ou por imunossupressão que favorece a patogenicidade de outros micro-organismos, como os micoplasmas hemotrópicos. Linfopenia, neutropenia e trombocitopenia também podem ocorrer de forma isolada ou em conjunto na síndrome da pancitopenia por FeLV. As neoplasias hematopoiéticas, doenças mieloproliferativas, incluindo as leucemias, podem causar síndromes de supressão da medula óssea e possuem um prognóstico ruim por não haver um tratamento antineoplásico eficiente. O diagnóstico a infecção por FeLV deve ser obtido por teste de ELISA para a identificação do antígeno víral e pode ser confirmado pela PCR. há tratamento antiviral disponível para este retrovírus, porém o tratamento de suporte quando instituído da forma adequada aumenta a problabilidade de recuperação dos gatos sintomáticos.

Fazer Download

Depoimentos

UN CURSO MUY INTERESANTE Y BASTANTE IMPORTANTE PARA QUIEN QUIERE ESPECIALIZAR EN FELINOS. MUY ESCLARECIDOS, CONTENIDO, TIENE QUE DOMINAR EL ESPAÑOL

Sobre o curso de Medicina Felina

O curso de Nutrição Clínica de Cães e Gatos é essencial para a saúde e longevidade animal. Traz, de uma forma muito didática, assuntos altamente relevantes e atuais na clínica de pequenos animais e abre horizontes para todo profissional que deseja sair da zona de conforto, do senso comum e se destacar em sua área profissional. Parabéns a Equalis e ao Prof. Márcio, um dos maiores nomes na área de nutrição animal.

Sobre o curso de Nutrição Clínica

Newsletter