Dermatite atópica felina: Revisão de literatura

06/06/2016 Lilian Mieko Saito Tanaka

A dermatite atópica é uma dermatite de hipersensibilidade causada por alérgenos ambientais de alta prevalência na clínica de felinos. Apesar de ser comparada à dermatite atópica canina em que o prurido é a principal característica da doença, no gato, a patogenia, assim como os sinais clínicos, são diferentes. Gatos com dermatite atópica normalmente apresentam uma das lesões padrão a seguir: dermatite miliar, dermatite eosinofílica, alopecia auto-induzida ou dermatite de cabeça e pescoço. Nenhuma dessas lesões padrão, porém, são patognomônicas da dermatite atópica e, portanto, o diagnóstico é baseado na exclusão de doenças semelhantes e no sucesso da resposta a determinada terapia. Para o tratamento dos gatos atópicos utiliza-se anti-histamínicos, ácidos graxos essenciais, glicocorticóides e, mais recentemente e com melhores resultados, a ciclosporina. Novos estudos estão sendo realizados para avaliar a eficácia do uso do oclacitinib em gatos, uma vez que ele apresenta resultados satisfatórios com poucos efeitos colaterais em cães.

Ótimo curso! Extremamente esclarecedor e atualizado. Super indico!

Sobre o curso de Interpretação de Exames Bioquímicos na Clínica Veterinária

O curso de Dermatologia é incrível, além de completo, os professores Ronaldo e Romenika são ótimos com explicações claras e muito boas.

Sobre o curso de Dermatologia Veterinária

Curso muito bom, superou minhas expectativas, pude absorver bastante e o professor é super didático!!

Sobre o curso de Eletrocardiografia Veterinária