Dermatite Atópica Felina: Revisão de Literatura

06/06/2016 Lilian Mieko Saito Tanaka

A dermatite atópica é uma dermatite de hipersensibilidade causada por alérgenos ambientais de alta prevalência na clínica de felinos. Apesar de ser comparada à dermatite atópica canina em que o prurido é a principal característica da doença, no gato, a patogenia, assim como os sinais clínicos, são diferentes. Gatos com dermatite atópica normalmente apresentam uma das lesões padrão a seguir: dermatite miliar, dermatite eosinofílica, alopecia auto-induzida ou dermatite de cabeça e pescoço. Nenhuma dessas lesões padrão, porém, são patognomônicas da dermatite atópica e, portanto, o diagnóstico é baseado na exclusão de doenças semelhantes e no sucesso da resposta a determinada terapia. Para o tratamento dos gatos atópicos utiliza-se anti-histamínicos, ácidos graxos essenciais, glicocorticóides e, mais recentemente e com melhores resultados, a ciclosporina. Novos estudos estão sendo realizados para avaliar a eficácia do uso do oclacitinib em gatos, uma vez que ele apresenta resultados satisfatórios com poucos efeitos colaterais em cães.

UN CURSO MUY INTERESANTE Y BASTANTE IMPORTANTE PARA QUIEN QUIERE ESPECIALIZAR EN FELINOS. MUY ESCLARECIDOS, CONTENIDO, TIENE QUE DOMINAR EL ESPAÑOL

Sobre o curso de Medicina Felina

O curso de Nutrição Clínica de Cães e Gatos é essencial para a saúde e longevidade animal. Traz, de uma forma muito didática, assuntos altamente relevantes e atuais na clínica de pequenos animais e abre horizontes para todo profissional que deseja sair da zona de conforto, do senso comum e se destacar em sua área profissional. Parabéns a Equalis e ao Prof. Márcio, um dos maiores nomes na área de nutrição animal.

Sobre o curso de Nutrição Clínica