Dermatite Atópica Felina: Revisão de Literatura

06/06/2016 Lilian Mieko Saito Tanaka

A dermatite atópica é uma dermatite de hipersensibilidade causada por alérgenos ambientais de alta prevalência na clínica de felinos. Apesar de ser comparada à dermatite atópica canina em que o prurido é a principal característica da doença, no gato, a patogenia, assim como os sinais clínicos, são diferentes. Gatos com dermatite atópica normalmente apresentam uma das lesões padrão a seguir: dermatite miliar, dermatite eosinofílica, alopecia auto-induzida ou dermatite de cabeça e pescoço. Nenhuma dessas lesões padrão, porém, são patognomônicas da dermatite atópica e, portanto, o diagnóstico é baseado na exclusão de doenças semelhantes e no sucesso da resposta a determinada terapia. Para o tratamento dos gatos atópicos utiliza-se anti-histamínicos, ácidos graxos essenciais, glicocorticóides e, mais recentemente e com melhores resultados, a ciclosporina. Novos estudos estão sendo realizados para avaliar a eficácia do uso do oclacitinib em gatos, uma vez que ele apresenta resultados satisfatórios com poucos efeitos colaterais em cães.

Equalis.... Sou aluna há muitos anos...desde 2008. Sempre que tive dificuldades ou imprevistos em relação aos cursos...tive total auxílio. Muito Obrigado Grupo EQUALIS Me perdoem os transtornos muitas vezes... SABRINA SANT´ANA

Sobre o curso de Quimioterapia de A a Z

Ótimo curso, conhecimento adquirido, material didático excelente, recomendo

Sobre o curso de Nutrição Clínica

mudou minha perspectiva sobre o tratamento e abordagem, parabens a toda a equipe!!!

Sobre o curso de Cinomose: existe luz no fim do túnel?