Biblioteca

Fisiopatologia da hipertensão arterial sistêmica em cães: Revisão de literatura

26/12/2018 Dijara de Jesus Santos

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é definida como o aumento constante da pressão sanguínea arterial. A medição da pressão arterial (PA) é um método importante na avaliação do sistema cardiovascular, e pode ser influenciada por fatores físicos como o meio ambiente, condições patológicas e uso de alguns medicamentos. A hipertensão arterial se configura com uma das causas mais comuns de morbidade e mortalidade na medicina humana, na medicina veterinária, devido a aferição da pressão arterial não ser rotina diária na clínica médica de pequenos animais , estamos em processo de estudo sobre o seu diagnóstico e sua compreensão. Outro fator importante é que não há registros de parâmetros normais em pequenos animais, com relação à raça, sexo ou idade, os quais favoreceriam a melhor identificação dos problemas. O principal objetivo da manutenção da PA dentro de determinados valores em animais saudáveis é garantir a perfusão dos tecidos, garantindo desta forma a oxigenação, entrega de nutrientes e remoção de produtos tóxicos a nível celular. As técnicas empregadas na medição da pressão arterial correspondem a forma invasiva ou direta e as formas não invasivas ou indiretas. O objetivo desse trabalho é traçar um parâmetro para avaliação da pressão arterial sistêmica em cães em processo de doença.

Fazer Download

Depoimentos

Curso muito bom, restrito somente ao que realmente interessa para profissionais da área que procuram se atualizar, parabéns a Equalis por ofertar mais um curso de qualidade.

Sobre o curso de Anestesiologia Veterinária

Excelente explanação do Dr. Nuno Paixão!! O curso aborda importantes pontos na medicina de urgência e, para mim que sou formada a mais de 10 anos, representou uma excelente atualização. Agradeco aos idealizadores por dispolibilizarem essa ferramenta de educacao continuada.

Sobre o curso de Plantão Veterinário

Newsletter