Transfusão sanguínea em gatos: Revisão de literatura

14/05/2016 Mayara Tammi Bansho

A transfusão sanguínea é indicada em casos de anemia severa, com manifestações clínicas. Outras indicações incluem hipovolemia, trombocitopenia, deficiência de fatores de coagulação e hipoproteinemia. Os grupos sanguíneos em gatos são classificados como A, B e AB. Devido a presença de anticorpos nautrais denominados aloanticorpos os gatos apresentam maior risco de reação transfusional. O tipo sanguíneo A é o mais comum, seguido do B e o AB é raro. O doador de sangue ideal deve ser dócil, acima de 4 kg, saudável, negativo para doenças infecciosas. Durante a transfusão o paciente deve ser monitorado e caso apresente sinais de reação, deve-se interromper o procedimento. A reação mais comum é a hemolítica imunomediada aguda, que ocorre principalmente quando um gato do tipo B recebe sangue tipo A. Para aumentar a chance de êxito em uma transfusão sanguínea é imprescindível realizar a tipagem sanguínea e o teste de compatibilidade, além de saber reconhecer e minimizar as reações transfusionais.

Gostei bastante da explicação do professor e a diversidade de casos questionados.

Sobre o curso de Interpretação de Exames Laboratoriais na Clínica de Cães e Gatos

Amei o curso, explicação clara e super didática, me senti na sala de aula.

Sobre o curso de Nutrição Clínica

Ótimo curso, com alto índices de informações.

Sobre o curso de Interpretação de Exames Bioquímicos na Clínica Veterinária